Newsletter

Receba e-mail com novidades e informações:







ícone destaque Cão Obediente, Blumenau e GasparAnsiedade de separação em cães! Parte 5

Por Sara Favinha, da equipe Tudo de Cão 
 
Uma ferramenta muito útil para auxiliar na melhora do quadro de ansiedade de separação é o Enriquecimento Ambiental, que é a criação de um ambiente mais complexo e interativo, promovendo desafios e novidades, oferecendo oportunidade de escolha ao cãozinho. Os animais na natureza estão constantemente em busca de alimento, água, território, disputas pelo parceiro sexual, abrigo, evitando predadores etc. e devemos lembrar que nossos cães também possuem necessidades de gasto energético, mental e físicoO acúmulo de energia e a falta de desafios no dia-a-dia levam os cães ao desequilíbrio.
 
Como fazer Enriquecimento Ambiental para meu cãozinho?
Existem muitos brinquedos hoje feitos especialmente para isso, por exemplo a linha de brinquedos da Kong, o Buster Cube, Kong Wobler, a Dog Pyramid e diversos quebra-cabeças, como Dog Tornado e a linha de brinquedos PetGames.
Você também pode oferecer a comida de uma forma mais interessante, como por exemplo dentro de uma toalha dobrada várias vezes, escondida pela casa, espalhada na grama, dentro de uma garrafa pet com furos etc.
Ossinhos também são super recomendados para aliviar o estresse do seu bichinho quando você não está em casa, como por exemplo o vergalhoorelha desidratada e ossos de nylon, como o nylabone, que os cães costumam adorar!
 
Ofereça todos estes itens e opções de alimentação para o cão na sua presença e veja quais ele prefere. É importante estarmos atentos a um fato importante: em pouco tempo os estímulos desaparecem, tornando o ambiente monótono novamente, ou seja, o animal se habitua aos brinquedos e objetos. É necessário que se tenha muita criatividade e que se faça uma rotação de todos os itens utilizados para promover o enriquecimento, com um ou dois itens por dia.
Os passeios são essenciais para a saúde mental do seu cão
 
Apesar de sabermos que o passeio não consiste em um enriquecimento ambiental propriamente dito, ele é extremamente importante para a melhora da qualidade de vida dos cães, tão importante que se as pessoas tivessem noção de como um passeio diário devolve o equilíbrio ao cão, alguns tutores seriam capazes de passar o dia na rua com seu cachorro! Faça a experiência: programe a semana para passear pelo menos meia hora por dia (alguns animais requerem mais do que isso). Analise o comportamento do seu cão depois do passeio pelo resto do dia e no final da semana.
 
Quando decidimos adotar ou comprar um cãozinho, os passeios vieram no pacote.  Eles ajudam muito na melhora da ansiedade de separação, principalmente quando são feitos antes do tutor sair de casa. O cão ficará mais relaxado e tranquilo depois de um passeio e poderá ficar bem menos ansioso quando estiver sozinho.
 
Outro animalzinho para fazer companhia para seu cão pode ser uma opção interessante, desde que seu bichinho seja sociável e aceite bem a presença de outro.
 
O treinamento (adestramento) ainda não é considerado, oficialmente, um Enriquecimento Ambiental, mas vale a pena citá-lo como uma forma de estreitar os laços entre dono e cão e de quebra ensina-se uma série de bons comportamentos que farão com que o animal possa aproveitar melhor a companhia do dono e das visitas. A grande diferença é a melhora na comunicação, que faz toda a diferença para que a relação seja a mais harmoniosa possível. Depois de uma sessão de treino o cãozinho fica cansado mentalmente e pode dormir por horas. É como quando vamos a um curso ou palestra e ficamos cansados mentalmente, mas muitas vezes nem levantamos da cadeira!
Para saber mais sobre Enriquecimento Ambiental, acesse os artigos:


Fonte Mãedecachorro

  •    



Todos os direitos reservados a Cão Obediente - Adestramento em Blumenau, Gaspar e Vale do Itajaí
www.caoobediente.com.br | | (47) 9908-7772
Blumenau/ SC - Brasil | Créditos: mrpereira.com
Aguarde ...