Newsletter

Receba e-mail com novidades e informações:







ícone destaque Cão Obediente, Blumenau e GasparAnsiedade de separação em cães ! Parte 1

 
transtorno de ansiedade de separação acomete cães de todos os tamanhos, idades, raças ou misturas. Quando não é diagnosticado ou tratado, leva a família e o cão a conviverem com montanhas de estresse, que geralmente resultam em punições para o cachorro, em alguns casos passado adiante ou até mesmo abandonado. 

Luto com este problema aqui em casa com o Shoyo desde 2010 e, para minha surpresa, a Java já chegou na família apresentando ansiedade de separação. Com algumas medidas, nossa convivência tem sido muito melhor, com menos sofrimento para eles quando eu saio de casa e, consequentemente, para mim.
 
Sobre esta questão, de um animal adotado (a Java) e/ou adulto (o Shoyo) passar a apresentar ansiedade de separação, compartilho com vocês um trecho de um e-mail que a Cassia Santos me escreveu, quando soube das coisas aqui em casa:
 
“Olha a informação que consta do livro ‘Problemas comportamentais do Cão e do Gato’, do Landsberg, sobre ansiedade de separação:
 

‘... estudos têm indicado que há significativamente mais cães mestiços, adotados (provenientes de sociedades humanitárias) e acima de 10 anos de idade que apresentam esse problema’.

Acredito que isto deva ter um fundo de verdade, especialmente considerando dois fatores: o histórico de vida destes peludos e as atitudes daqueles que os adotam, muitas vezes tentando compensar todo o sofrimento com MUITO carinho e atenção O TEMPO TODO...”

Pensando na importância do tema propus a quatro educadoras caninas um desafio: escrever a oito mãos um post completo sobre ansiedade de separação. Para minha felicidade, as quatro concordaram e abaixo você acompanha o resultado. Esperamos, nós cinco, que os textos sejam úteis a muitas famílias que convivem com cães que desenvolveram o problema. É essencial que as pessoas percebam que têm papel fundamental tanto na cura, quanto na causa da ansiedade de separação. Boa leitura!
 
ps: Ao fim dos textos coloquei um vídeo que achei muito legal da Cláudia Estanislau, educadora canina portuguesa, dando uma dica super útil de petisco para distrair nossos filhos de patas!
 
 



Fonte : MãedeCachorro

  •    



Todos os direitos reservados a Cão Obediente - Adestramento em Blumenau, Gaspar e Vale do Itajaí
www.caoobediente.com.br | | (47) 9908-7772
Blumenau/ SC - Brasil | Créditos: mrpereira.com
Aguarde ...